Quando verificar balanceamento, alinhamento e cambagem?

Toda picape precisa ter capacidade de carga mínima para poder ser diesel?
27 de dezembro de 2018
É possível colocar saída de ar no banco traseiro do VW Polo MPI e MSI?
2 de janeiro de 2019
Exibir tudo

Quando verificar balanceamento, alinhamento e cambagem?


Deve-se checar a o alinhamento a cada 10.000 kmHonda

Posto de Combustível em Santos - Você chega ao autocenter e vê uma faixa com a promoção para alinhamento de direção, balanceamento de pneus e ajuste de cambagem. Se ficou a impressão de que tudo deve ser feito junto, muita calma nessa hora.

Lava-Rápido - A grande maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km. Mas todos ressaltam: a execução de um serviço não implica na realização do outro.

Almoço Executivo no Valongo - Já a cambagem é um serviço complexo, que mexe com parâmetros de construção do carro. Pode ser verificada, porém não deve ser feita em qualquer loja, tampouco serve de pré-requisito para os outros dois serviços. Aprenda para que cada um serve e quando deve-se procurar a oficina.

Contato - Balanceamento e alinhamento têm que ser feitos na sequência?

Um serviço verifica os parâmetros do outroQuatro Rodas

Combustível - Não obrigatoriamente. O que se recomenda é que na execução de um serviço verifique-se os parâmetros do outro. “Isso é avaliado caso a caso, conforme o cenário do veículo. Ou seja, pode ser que o carro precise passar por balanceamento para correção de algum desgaste do pneu e não tenha a necessidade de alinhamento”, explica o gerente sênior de pós-venda da Mercedes-Benz, Alexandre Ayres.

GNV em Santos - Por que esses serviços são necessários? 

Restaurante - O uso do carro provoca desgaste normal e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, principalmente para quem trafega muito com o veículo e em ruas esburacadas. “Essas irregularidades levam às perdas de regulagens desses sistemas e até ao desgaste”, explica o professor de engenharia mecânica do Ibmec-RJ, Paulo Roberto Rocha.

Institucional - O que o balanceamento faz?

Os pneus podem apresentar variação do diâmetroQuatro Rodas

BR Mania - Por terem muita quantidade de borracha, os pneus podem apresentar variação do diâmetro, provocando a trepidação que se transmitirá pela suspensão e refletirá no volante do veículo. O balanceamento compensa essa variação com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.

Promoções - quando devo balancear as rodas?

Postos de Combustíveis em Santos - Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h. Em caso de dúvidas, o manual do proprietário informa sobre os períodos de verificação.

Restaurante - O que o alinhamento faz?

O alinhamento acerta o volante em relação à comunicação precisa com as rodasQuatro Rodas

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - No popular, ele acerta o volante em relação à comunicação precisa com as rodas. “O alinhamento vai permitir que o volante fique perfeitamente centralizado, sem que o veículo puxe para um lado ou outro.

Restaurante - Um cuidado importante é que o alinhamento da direção deve ser feito com os pneus corretamente calibrados”, adverte Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).

Blog - E quando sei que é preciso fazer o alinhamento?

Contato - Se a direção puxar para a esquerda ou a direita, é sinal de desalinhamento. Uma dica é, em um lugar amplo, plano e vazio, acelerar o carro até 20 km/h e soltar a direção rapidamente para ver se o carro puxa para um lado. Também é recomendável verificar após uma batida mais forte das rodas em algum buraco ou meio-fio.

BR Mania - O que é cambagem?

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - No “engenheirês”, é a inclinação das rodas medida no eixo imaginário vertical, podendo ela ser negativa (as partes do pneu que tocam o chão estão inclinadas para dentro, com o carro visto de frente) ou positiva (para fora). A isso se dá o nome de ângulo de câmber, parâmetro importante para o comportamento dinâmico do carro, que está diretamente ligado à estabilidade em curva.

Almoço no Centro Histórico de Santos - Antigamente os carros tinham regulagem de cáster, câmber e alinhamento. Os dois primeiros eram feitos com calços de várias espessuras. Hoje há carros com eixo de suspensão fixa, ou seja, só corrige-se o alinhamento. Em certos casos também há que se alinhar as rodas traseiras”, diz Satkunas.

BR Mania - E quando sei que é preciso ajustar essa cambagem?

Combustível - Esses ângulos de inclinação podem ser alterados pelo desgaste normal, empeno ou até pela quebra de peças, como balanças, buchas e ponteiras do eixo. Isso pode ser conferido na oficina durante a verificação do alinhamento, por exemplo.

Almoço Executivo no Valongo - Em geral, são examinados também nas revisões programadas das montadoras. “A cambagem é uma das regulagens possíveis do alinhamento. Em alguns carros há a regulagem da cambagem, em outros a cambagem fora do especificado pode sinalizar outros problemas, como bandeja amassada, amortecedor comprometido, braços de controle e outros componentes da suspensão”, ressalta Ricardo Dilser, consultor técnico da FCA.

Posto GNV em Santos - Basta desempenar ou consertar a peça para atingir a cambagem certa?

Posto GNV em Santos - Nunca. Muitas lojas realizam esses serviços, mas os especialistas advertem que a geometria do ângulo de câmber até pode ser medida pelos equipamentos das oficinas, porém não há elementos que obedeçam rigorosamente os parâmetros corretos do fabricante.

Contato - Por essa razão, deve–se trocar as peças que apresentam problemas. “O que muitos fazem nos itens empenados é forçar indevidamente o desempeno com ferramentas. Isso muda as propriedades mecânicas dos materiais, podendo voltar a ter a alteração no ângulo de câmber mais rapidamente.

Pratos Executivos no Valongo - Ou, pior: fragilizar alguma peça e ela se quebrar, o que implicará em segurança”, ressalta Paulo Roberto Rocha.

Contato - A cambagem é obrigatória ao se fazer balanceamento e alinhamento?

Restaurante - Não. Problemas na cambagem podem ser detectados no alinhamento, mas não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço ou outro. Como dito, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.

Combustível - O que verificar no momento da execução dos serviços?

Além de solicitar orçamento e conferir os equipamentos, fique atento à reputação da lojaQuatro Rodas

Almoço no Centro Histórico de Santos - Fique atento à reputação e qualidade da loja, além de solicitar orçamento e conferir os equipamentos – inclusive questionar quando foram calibrados.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - “Assim como os manômetros de pressão de pneus dos postos de combustível, essas máquinas também precisam de manutenção e calibração regulares”, lembra Satkunas. Depois de feito um ou mais serviços, cheque se o volante parou de trepidar ou puxar para os lados.

Promoções - Como evitar que meu carro precise de balanceamento e alinhamento?

Troca de Óleo - Fugir de buracos é meio óbvio, mas evite subidas ou batidas fortes em lombadas, valetas ou meio-fios, que podem causar deformação nos pneus, além de desgaste prematuro das buchas da bandeja e da direção.



Restaurante em Santos

Restaurante em Santos com qualidade você encontra aqui na Rede Arrastão. A loja BR Mania de conveniência do Auto Posto Arrastão possui inúmeros produtos não perecíveis para maior comodidade no seu dia-a-dia. Desde itens de necessidades básicas, até mesmo produtos para levar para casa, durante uma viagem ou para consumo na loja.


Posto de Combustível em Santos

Posto de Combustível em Santos e Troca de Óleo em Santos é na Rede Arrastão de Postos. Com unidade na R. Sen. Cristiano Otoní, 56 Valongo e na Via Anchieta, Km 62,5 Jd. Piratininga Santos - SP, o posto oferece combustíveis com a qualidade já reconhecida da Petrobras.

Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *