Especial Óleo Lubrificante: é vantagem usar óleo de baixa viscosidade?

Especial Óleo Lubrificante: até quando usar o óleo que sobrou na troca?
9 de março de 2019
Correio Técnico: por que carga rápida de carro elétrico nunca atinge 100%?
11 de março de 2019
Exibir tudo

Especial Óleo Lubrificante: é vantagem usar óleo de baixa viscosidade?


No motor antigo, dá pra usar o óleo da versão atual?Quatro Rodas

Rede Arrastão Mania de ser bom - Na última mudança da família Chevrolet Onix e Prisma, na linha 2017, a GM efetuou uma redução de atrito dos motores 1.0 e 1.4 com o objetivo de diminuir o consumo.

Restaurante em Santos - Como o conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado, a marca optou também por mudar a especificação do óleo, que era de 5W30 e foi para 0W20.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Como explicamos antes, isso significa que o novo lubrificante tem menor viscosidade, ou seja, é mais fino.

Restaurante em Santos - Posso então usar esse óleo mais moderno no motor antigo? E esse problema é cada vez mais comum, com carros de projeto antigo recebendo modernos lubrificantes redutores de atrito.

GNV em Santos - De acordo com a Castrol, esses óleos garantem maior proteção contra o desgaste e a formação de borra, além de contribuir para a economia de combustível – fato pelo qual a Chevrolet optou pela mudança.

GNV em Santos - É por isso que carros mais modernos, ou com motores antigos que foram aperfeiçoados, normalmente usam lubrificantes de viscosidade mais baixa.

Posto de Combustível em Santos - A Shell, por sua vez, diz que a indústria de lubrificantes acompanha o desenvolvimento dos motores, implementando novas exigências e necessidades de performance dos projetos modernos.

Postos de Combustíveis em Santos - Em geral, as novas especificações superam as anteriores e podem, portanto, ser usadas em motores mais antigos sem problemas.

Postos de Combustíveis em Santos - Porém, é preciso sempre respeitar o requerimento de viscosidade, que nos carros antigos costuma ser mais alto – SAE 5W30 contra 0W20, como no caso do Onix. Então, o motor antigo não deve ser abastecido com o novo óleo de baixa viscosidade.

Restaurante em Santos - Um dos cuidados que o cliente deve tomar, diz a Petrobras, é que as concessionárias tendem a comercializar somente o lubrificante do motor dos modelos atuais à venda, por uma questão de otimização de estoque. Isso porque há um fluxo menor de veículos com mais de cinco anos para realizar revisões na revenda.

Restaurante no Valongo - Acontece que esse veículo pode estar na terceira ou quarta geração de motor. Ou seja, o mesmo carro que dez anos atrás usava um óleo SEA 15W40, quatro anos depois recebeu um novo motor que já usava um óleo SAE 10W30.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Agora, no modelo atual que está nas lojas, o motor teve mais uma atualização e, visando à economia de combustível, passou a requerer um lubrificante SAE 0W20. Na hora de fazer a troca, então, deve ser respeitada a geração do motor.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Em função da diferença de viscosidade, usar lubrificante errado pode provocar danos ao motor e aumentar o consumo de combustível, além do consumo do próprio lubrificante.



Restaurante em Santos

Restaurante em Santos com qualidade você encontra aqui na Rede Arrastão. A loja BR Mania de conveniência do Auto Posto Arrastão possui inúmeros produtos não perecíveis para maior comodidade no seu dia-a-dia. Desde itens de necessidades básicas, até mesmo produtos para levar para casa, durante uma viagem ou para consumo na loja.


Posto de Combustível em Santos

Posto de Combustível em Santos e Troca de Óleo em Santos é na Rede Arrastão de Postos. Com unidade na R. Sen. Cristiano Otoní, 56 Valongo e na Via Anchieta, Km 62,5 Jd. Piratininga Santos - SP, o posto oferece combustíveis com a qualidade já reconhecida da Petrobras.

Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *