Correio Técnico: o câmbio muda em carros com mão inglesa?

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Correio Técnico: o câmbio muda em carros com mão inglesa?


Nos carros de mão invertida, o volante muda, mas câmbio e pedais continuam iguaisVauxhall/Divulgação

Almoço Executivo no Valongo - Em um automóvel de mão-inglesa, qual é a posição das marchas quando ele tem câmbio manual? – Moacyr Cunha, Recife (PE)

Restaurante em Santos - É a mesma dos carros que têm volante do lado esquerdo. O que muda é o movimento que você faz na troca, pois a primeira marcha passa a ficar longe do motorista, enquanto as relações mais longas ficam próximas da perna esquerda do condutor.

Site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - No entanto, em alguns países, como o Japão, os comandos da seta e do limpador são invertidos – para acionar a luz de direção do lado esquerdo é preciso levantar a alavanca do lado direito.

Promoções - Mas nem todos os veículos possuem o câmbio na disposição tradicional.

Troca de Óleo - O mais comum é mudar a posição da ré, mas alguns esportivos já usaram o sistema “dogleg”, com a primeira posicionada para baixo, deixando a segunda e terceira (muito usadas em circuitos) na mesma linha e facilitando a troca.

Muito além do volante

A caixa de direção e sistema de freios também precisam ser modificados com a mudança do volantedivulgação/Volkswagen

Restaurante em Santos - Além do volante e espelhamento do painel, modelos de mão inglesa podem demandar outras mudanças. A principal é a troca da caixa de direção, que pode exigir outras mudanças no cofre do motor para abrir espaço ao componente.

Promoções - Também são invertidos limpadores do para-brisas, espelhos retrovisores, comandos internos (como alavanca de abertura do porta-malas) e até faróis, em mercados onde são usados fachos assimétricos.

Restaurante - A troca do pedal do freio normalmente exige o reposicionamento do cilindro-mestre e hidrovácuo na parede corta-fogo, mas algumas marcas contornam isso usando uma extensão que liga o pedal ao mecanismo.

Combustível - O único problema disso é que se a modificação não for bem feita, o passageiro (que seria o motorista em outros mercados) é capaz de frear o carro pisando no assoalho, como aconteceu no Citroën C3 Picasso britânico, que passou por um recall.

Posto GNV em Santos - Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!



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